Escaramuça no Rio Wyl

Uma visita inesperada

Highview_04.jpg
Os três irmãos Wayne mais jovens, Evan Wayne, Stephen Wayne e Durran Wayne, retornam de uma caçada nas montanhas, junto com seu tio Erald Wayne e o capitão da Companhia mercenária Ilaryo. Pouco depois de desmontarem, um soldado avisa que cavaleiros se aproximam pelo vale.

Lorde Robert Caron, herdeiro de Nightsong, irmão de Lady Myrcella Wayne e tio dos garotos Wayne, chega a Highview, junto com seu filho Roderik Caron, vinte cavaleiros e vintes soldados e acompanhantes a cavalo.

Eles jantam no Grande Salão de Highview, conversando sobre os últimos acontecimentos e o novo reinado do Rei Daeron II, o filho de Aegon IV, O Indigno.

Lorde Robert diz que seu pai, Lorde Philip Caron, o enviou para conversar com os Lordes da Marcha e discutir os últimos ataques de bandidos dorneses na fronteira.

A conversa no jantar é bem leve, enquanto eles aproveitam um leve vinho da Campina e costelas de javali caçado pelo jovem Sthepen Wayne, feitas no molho de erva-doce e maçã, e servidas junto com batatas doces, uma receita da velha cozinheira Lenora.

Durran Wayne percebe que o filho de Robert Caron parece entediado com a conversa e se aproxima dele, conversando sobre justas e torneios, o que parece despertar o interesse do jovem cavaleiro.

Após jantarem Lady Myrcella Wayne e sua filha Janne Wayne se retiram para seus aposentos e Lorde Russel Wayne convida Lorde Caron e seu filho para beber uma garrafa de vinho dornês no Pequeno Salão da Família, junto com seu irmão Erald Wayne, Tio Hendrik, Maester Gordon e com seus quatro filhos, que Lorde Russel quer envolver nos assuntos da família.

Na reunião, Lorde Robert explica que os ataques dos dorneses sobre a fronteira aumentaram. E que alguns dias atrás, um grupo de salteadores atacou as terras da família Turenne, destruindo algumas fazendas e matando vários aldeões. Ele diz que Lorde Philip Caron está pensando em refortificar a abandonada Tower of Joy, no Passo do Príncipe.

A Torre fora abandonada desde a derrota na Guerra de Conquista de Dorne, 25 anos atrás, quando Daeron I, o Jovem Dragão conquistou temporariamente Dorne, antes de morrer ao enfrentar uma revolta geral dos dorneses. Seu irmão e sucessor, Baelor, o Abençoado, fez a paz com Dorne. Além disso, Baelor também casou seu sobrinho Daeron (o atual rei Daeron II) com a irmã do Princípe de Dorne. Apesar da paz, agora os dorneses estão novamente atravessando o Rio Wyl e saqueando a fronteira.

Assim, Lorde Robert Caron sugere que os Wayne enviem patrulhas para a fronteira em busca dos salteadores e informa também que Lorde Cedric Dulver demonstrou interesse sobre as terras das fronteiras.

Mesmo sem ser mencionado, todos lembram que não existem boas relações entre as Casas Wayne e Dulver, desde que Brandon Wayne matou o Lorde Dulver anterior. Para piorar, dois anos atrás, Lionel Wayne, o filho mais velho de Lorde Russel, quebrou a perna em uma justa contra Erik Dulver, o herdeiro dos Dulver, no Torneio de Highgarden.

Erald Wayne diz que a Casa Wayne sempre está pronta para proteger a fronteira, ao que Roderik Caron comenta em tom jocoso “Ou para saqueá-la”. Tio Hendrik diz para esquecerem o passado e se focarem no presente.

Tio Hendrik menciona que soube que um certo Tristan Sand, um bastardo dos Wyl, havia reunido um grupo de salteadores dorneses e que poderia ser o responsável por esses ataques.

A conversa termina com Lorde Russel prometendo enviar um destacamento para perseguir os salteadores que atacaram o território dos Turenne e destacando seu irmão para liderá-lo.

Escaramuça na Marcha de Dorne

No dia seguinte, Erald Wayne, Evan Wayne, Sthephen Wayne, o capitão mercenário braavosi Ilaryo, Brandon Storm, 10 cavaleiros e 30 besteiros da companhia de mercenários partem em patrulha para a região do sul.

Brandon Storm e Sthepen Wayne seguem na frente batendo o terreno. Eles cavalgam por dois dias até chegarem às terras dos Turene. Na aldeia saqueada pelos dorneses, descobrem o rastro de cavaleiros indo em direção ao sul. Os dois batedores seguem os rastros, até chegar a um pequeno rio em que o grupo de saqueadores parece ter encontrado com um outro grupo maior de cavaleiros.

Junto com Ilaryo, o capitão dos mercenários, eles prosseguem e descobrem um grupo de cerca de cinquenta cavaleiros dorneses acampados no alto de um morro. Alguns deles, incluindo um que parece ser o líder, usam um escudo com uma fênix negra sobre um fundo cor de areia.

Voltando para avisar a Erald Wayne e Evan Wayne, eles preparam um ataque ao amanhecer, quando os cavaleiros dorneses sairem da colina e antes de alcançarem a planície que leva até o rio Wyl e as terras de Dorne.

Assim que os cinquenta dorneses descem da colina, os dez cavaleiros liderados pelos dois Wayne atacam a retaguarda da coluna. Trinta dorneses se voltam para enfrentá-los, fazendo uma linha de lança.

Enquanto isso, os outros dorneses protegem os cavalos carregados de saque e continuam em direção ao rio, sendo surpreendidos pelos trinta mercenários braavosi, metade de cada lado do pequeno vale, que disparam suas bestas, derrubando alguns dos dorneses. Os mercenários, liderados por Ilaryo, sacam suas espadas e formam duas linhas para enfrentar os guardas do saque, enquanto, na retaguarda, a cavalaria dos Wayne se choca com a linha de defesa dornesa, rompendo-a com facilidade.

Stephen Wayne e Brandon Storm tentam acertar o capitão dornês. Duas das flechas de Sthephen conseguem atravessar a armadura do comandante com o escudo da Fênix e ferem o dornês, mas ele entra em combate com Erald Wayne. Após trocarem alguns golpes, Erald desfere um pesado golpe com seu montante, quase cortando ao meio o comandante dornês.

Com a morte de seu líder, o resto dos dorneses se dispersa, tentando fugir. Brandon Storm consegue derrubar um dos cavalos com o saque. O comandante Erald Wayne manda seus cavaleiros perseguirem os dorneses em fuga.

Vinte e nove dorneses são mortos e outros onze feridos são capturados. Dez dorneses conseguem escapar em direção ao rio, graças aos seus cavalos dorneses mais velozes que os pesados coursiers de batalha dos cavaleiros da Casa Wayne.

Do lado dos Wayne, apenas três mercenários foram mortos e outros três feridos. Entre os cavaleiros, somente dois receberam feridas leves.

Evan Wayne mata um dos feridos, antes de seu tio conseguir mandar ele parar. Os outros dez prisioneiros são amarrados e levados de volta para Highview, junto com o saque.

Entre o saque estão bens roubados dos camponeses e estátuas dos Sete saqueadas de um Septo.


Resultado da Escaramuça:
Gloria: + 1
Riqueza: +2 (1 pelos bens saqueados e outro pelas estátuas do Septo).

Escaramuça no Rio Wyl

The Black and The Red Dragons HouseWayne HouseWayne